SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Formação, Inserção e Atuação Profissional na Perspectiva dos Egressos de um Curso de Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Resumo

MATOS, Marilia Neri  e  LIMA, Mônica. As Contribuições da Formação em Bacharelado Interdisciplinar para o Processo de Escolha Profissional em Psicologia. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 5-17. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-5800201672517.

Este trabalho reflete sobre as influências da formação no Bacharelado Interdisciplinar (BI) e o contato com o conhecimento psicológico, neste primeiro momento, no processo de escolha profissional. Utilizou-se a abordagem teórico-metodológica das práticas discursivas e produção de sentido. Foram entrevistados dez egressos do BI na transição para a graduação em Psicologia. Realizou-se a análise categorial temática: contribuições do BI; contato prévio com o conhecimento psicológico. Concluiu-se que o BI permitiu autonomia aos estudantes no trânsito por diferentes áreas do conhecimento. A possibilidade de acesso à matriz curricular do curso de Psicologia contribuiu para uma decisão profissional mais consistente e madura. Essa aproximação impactou na decisão sobre o percurso profissional, marcada por dúvidas que afetam não só os jovens, mas também pessoas em outro momento do ciclo vital. Este estudo permite a inclusão dos referidos aspectos para o campo da escolha profissional a partir da análise de desfamiliarização do conhecimento consolidado.

Palavras-chave : Bacharelado Interdisciplinar; Formação em Psicologia; Educação Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License