SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Las contribuciones de la formación en Grado Interdisciplinario para el proceso de elección profesional en PsicologíaImpacto de las Directrices Curriculares Nacionales en la Formación en Psicología: Revisión de Literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Ensino & Formação

versión impresa ISSN 2177-2061versión On-line ISSN 2179-5800

Resumen

BOBATO, Sueli Terezinha; STOCK, Claudia Meriane  y  PINOTTI, Luciane Kaiser. Formação, Inserção e Atuação Profissional na Perspectiva dos Egressos de um Curso de Psicologia. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 18-33. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-58002016721933.

Esta pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de egressos de um curso de Psicologia sobre seu processo de formação, inserção e atuação profissional. Os dados foram coletados virtualmente por meio de um questionário semiestruturado, envolvendo 19 egressos. A análise foi realizada a partir da distribuição de frequência simples e da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que o processo de inserção e atuação profissional se constitui como instância multifatorial, com variáveis relacionadas à formação, características pessoais e mercadológicas. Os participantes da pesquisa sugerem, como aspectos a serem aperfeiçoados, melhor articulação entre teoria e prática e ampliação dos contextos de estágio, diversificando a interlocução com outros campos do conhecimento. A maioria dos psicólogos realiza pós-graduação, e inseriu-se na vida profissional por meio de network. Os não inseridos atribuem esse fato à falta de especialização e de experiência, à baixa oferta de trabalho e remuneração. Evidencia-se a importância de contemplar no escopo das ênfases curriculares o desenvolvimento de habilidades comportamentais e planejamento de carreira para facilitar o processo de inserção profissional.

Palabras clave : Transição acadêmico-profissional; formação em Psicologia; mercado de trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License