SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2As Contribuições da Formação em Bacharelado Interdisciplinar para o Processo de Escolha Profissional em PsicologiaImpacto das Diretrizes Curriculares Nacionais na Formação em Psicologia: Revisão de Literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Resumo

BOBATO, Sueli Terezinha; STOCK, Claudia Meriane  e  PINOTTI, Luciane Kaiser. Formação, Inserção e Atuação Profissional na Perspectiva dos Egressos de um Curso de Psicologia. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 18-33. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-58002016721933.

Esta pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de egressos de um curso de Psicologia sobre seu processo de formação, inserção e atuação profissional. Os dados foram coletados virtualmente por meio de um questionário semiestruturado, envolvendo 19 egressos. A análise foi realizada a partir da distribuição de frequência simples e da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que o processo de inserção e atuação profissional se constitui como instância multifatorial, com variáveis relacionadas à formação, características pessoais e mercadológicas. Os participantes da pesquisa sugerem, como aspectos a serem aperfeiçoados, melhor articulação entre teoria e prática e ampliação dos contextos de estágio, diversificando a interlocução com outros campos do conhecimento. A maioria dos psicólogos realiza pós-graduação, e inseriu-se na vida profissional por meio de network. Os não inseridos atribuem esse fato à falta de especialização e de experiência, à baixa oferta de trabalho e remuneração. Evidencia-se a importância de contemplar no escopo das ênfases curriculares o desenvolvimento de habilidades comportamentais e planejamento de carreira para facilitar o processo de inserção profissional.

Palavras-chave : Transição acadêmico-profissional; formação em Psicologia; mercado de trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License