SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Training, Employability and Professional Performance Under the Perspective of Psychology Bachelor Degree HoldersStudents’ Perceptions about the Debate on Racial Relations in the Psychology Bachelor Degree author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Ensino & Formação

Print version ISSN 2177-2061On-line version ISSN 2179-5800

Abstract

VIEIRA-SANTOS, Joene. Impacto das Diretrizes Curriculares Nacionais na Formação em Psicologia: Revisão de Literatura. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 34-52. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-58002016723552.

Antes da homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), a formação em Psicologia era criticada por caracterizar-se pelo ensino voltado ao acúmulo de conhecimento e dissociado da prática profissional e da realidade socioeconômica. A presente revisão sistemática buscou (1) identificar se existem indícios que sugerem que tal formação, após a homologação das DCNs, voltou-se para o desenvolvimento de habilidades e competências, e (2) verificar se a mesma passou a contemplar as demandas sociais brasileiras. A análise dos resumos de 129 artigos que tratavam sobre formação em Psicologia, publicados entre 2004 e 2014, evidenciou que a formação tem-se preocupado com o desenvolvimento de habilidades e competências e em atender a diversas demandas sociais do país; porém, ainda existe um caminho a percorrer em busca da formação mais comprometida com a realidade social. Sugere-se a realização de mais pesquisas para revelar aspectos não identificados nesta revisão e para aprofundar aqueles aqui descritos.

Keywords : Ensino da Psicologia; currículo; revisão de literatura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License