SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Impacto de las Directrices Curriculares Nacionales en la Formación en Psicología: Revisión de LiteraturaConstrucción y Estudio Preliminar de la Escala de Creencias Compartidas sobre Psicólogos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Ensino & Formação

versión impresa ISSN 2177-2061versión On-line ISSN 2179-5800

Resumen

KHOURI, Jamille Georges Reis  y  CASTELAR, Marilda. Percepções de Estudantes sobre o Debate das Relações Raciais na Formação em Psicologia. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 53-62. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-58002016725562.

O presente estudo discutiu a presença e qualidade do debate sobre relações raciais em um curso de Psicologia de Salvador-Bahia. Objetivou também conhecer as percepções dos estudantes negros de Psicologia sobre o debate de relações raciais na formação e suas repercussões. O método de estudo qualitativo contemplou uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo. Foi aplicado um questionário para seleção dos participantes e foram entrevistados nove estudantes que se autodefiniram como negras/os. As entrevistas foram gravadas em áudio, transcritas, e seus conteúdos foram analisados. Como resultado, observou-se que o debate sobre as relações raciais vem ocorrendo na graduação, porém ainda de maneira tímida e pontual, muitas vezes associado a iniciativas individuais de alguns professores que possuem alguma sensibilidade com o tema. Conclui-se a necessidade de se intensificar as discussões sobre as relações raciais na formação em Psicologia e de realizar novos estudos.

Palabras clave : relações raciais; educação; formação; Psicologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License