SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Construção e Estudo Preliminar da Escala de Crenças Compartilhadas Sobre PsicólogosEnsinando a Pesquisar: os Desafios diante da Diversidade da Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Resumo

BZUNECK, José Aloyseo  e  BORUCHOVITCH, Evely. Motivação e Autorregulação da Motivação no Contexto Educativo*. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 73-84. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-58002016727584.

A motivação é um construto-chave na Psicologia Escolar e Educacional. Assim, neste artigo, serão apresentadas, na primeira parte, linhas de ação, seletivamente baseadas em teorias motivacionais que focalizam as razões para o engajamento, tendo como fio condutor a busca de resposta a três questões básicas: O que motiva os alunos a aprender? Quem os motiva? E como? Já a segunda parte, com base nos mesmos referenciais teóricos, será devotada à reflexão sobre as seguintes questões: Como se automotivar? Que estratégias existem para ajudar os indivíduos a regularem a sua motivação no contexto educativo? Espera-se prover o leitor com informações úteis tanto para motivar alguém a aprender quanto para manter a sua própria motivação num estado ótimo e favorecedor da aprendizagem de qualidade. Tem-se a expectativa também de que esse tema seja mais amplamente difundido na formação de psicólogos.

Palavras-chave : aprendizagem; autorregulação; motivação; psicologia educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License