SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Motivação e Autorregulação da Motivação no Contexto Educativo*Licenciatura em Psicologia: Debates Atuais e Relato de uma Intervenção na Formação de Professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Resumo

ALVES, Cecília Pescatore; BETTOI, Sandra Macedo; GIANFALDONI, Mônica Helena Tieppo Alves  e  GONCALVES, Maria da Graça Marchina. Ensinando a Pesquisar: os Desafios diante da Diversidade da Psicologia. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 85-91. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-58002016728791.

O artigo trata do ensino de pesquisa, no âmbito de uma disciplina obrigatória de um curso de Psicologia, procurando, além de compartilhar um modo de fazer, evidenciar a perspectiva de formação em Psicologia presente na proposta. A disciplina parte do pressuposto de que o exercício de realizar uma pesquisa completa permite vivenciar a produção de conhecimento como processo de tomada de decisões, o que permite debater tanto pesquisas quanto o papel do pesquisador. A discussão teórica, que ocorre paralelamente aos exercícios, permite abertura para a diversidade de pesquisas em Psicologia em função de distintos pressupostos epistemológicos e metodológicos. Ao final de dois semestres, os estudantes de terceiro e quarto períodos deverão ser capazes de: (1) analisar diversas maneiras de pesquisar em Psicologia, tendo como referencial várias abordagens metodológicas presentes nas diferentes teorias da Psicologia e (2) realizar uma pesquisa, participando de todas as etapas desse processo.

Palavras-chave : construção do conhecimento; pesquisa científica; formação do psicólogo; estudantes universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License