SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Enseñando a Investigar: los Desafíos frente a la Diversidad de la Psicología índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Ensino & Formação

versión impresa ISSN 2177-2061versión On-line ISSN 2179-5800

Resumen

LIMA, Leonardo Pereira de; SILVA, Bruna da  y  OLIVEIRA, Joselio Nogueira de. Licenciatura em Psicologia: Debates Atuais e Relato de uma Intervenção na Formação de Professores. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 92-101. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-580020167295101.

O presente trabalho é fruto das discussões e intervenções realizadas nos Estágios Supervisionados I e II em Docência em Psicologia, disciplinas do Curso de Licenciatura em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Ele traz inicialmente a caracterização da licenciatura em Psicologia no contexto das discussões atuais, apresenta o relato da experiência docente realizada na forma de uma oficina sobre gênero e sexualidade, dirigida a alunos de cursos de magistério e profissionais da área da educação, participantes de evento promovido pela escola onde realizamos nosso estágio. Nossa busca foi realizar uma intervenção que trouxesse reflexões e transformações genuínas, principalmente por meio de uma escuta cuidadosa, fundamental para a prática do psicólogo. As falas dos participantes apontam que atingimos nossos objetivos. Como experiência docente, a oportunidade de ministrar uma aula, em qualquer formato que seja, é uma experiência imprescindível para reflexões mais pragmáticas e próximas da realidade de quem enfrenta diariamente a docência.

Palabras clave : educação permanente; ensino superior; formação de professores; sexualidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License