SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Psicologia Escolar no Maranhão: História da Formação e Tendências Atuais para Atuação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Resumo

OLIVEIRA, Irani Tomiatto de; SOLIGO, Ângela; OLIVEIRA, Suenny Fonsêca de  e  ANGELUCCI, Biancha. Formação em Psicologia no Brasil: Aspectos Históricos e Desafios Contemporâneos. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2017, vol.8, n.1, pp. 3-15. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-5800201781315.

Este artigo objetiva realizar uma revisão acerca das orientações e diretrizes para a formação em Psicologia no Brasil desde sua primeira proposição, abordando conteúdos temáticos e disciplinas básicas, composição e integralização dos cursos, nomenclatura e habilitações, além dos aspectos históricos e da articulação das instituições formadoras às demais entidades da Psicologia brasileira que tiveram sua importância na discussão sobre a formação das(os) psicólogas(os) brasileiras(os). Aborda a discussão desde o currículo mínimo até a atual estrutura das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a graduação em Psicologia, resgatando o histórico da licenciatura e das especificidades da Psicologia como ciência e seu reconhecimento e inserção nas profissões da área de saúde, bem como suas implicações. Espera-se que os elementos e reflexões aqui levantadas contribuam para processos de discussão sobre que psicóloga(o) precisamos formar, tendo em vista princípios éticos, teórico-metodológicos, bem como orientadores voltados ao compromisso social da Psicologia.

Palavras-chave : psicologia; formação; ensino superior; ensino de Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License