SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Formação em Psicologia no Brasil: Aspectos Históricos e Desafios ContemporâneosEscola “sem” Partido: Enfrentamentos e Desafios para a Formação em Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Resumo

GALVAO, Pollianna; CARVALHO, Tatiana Oliveira de  e  MATOS, Daniel Carvalho de. Psicologia Escolar no Maranhão: História da Formação e Tendências Atuais para Atuação. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2017, vol.8, n.1, pp. 16-31. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-58002017811631.

Esse artigo discute aspectos históricos sobre a formação em Psicologia Escolar no Maranhão, a partir de fontes documentais e literatura da área produzida no estado. Na intenção de realizar uma análise crítica e contextualizada sobre o percurso da inserção da área no cenário maranhense, será necessário considerar fatores relacionados à trajetória nacional da Psicologia e os desdobramentos à formação e atuação no cenário regional. Na primeira parte, serão apresentadas informações históricas da formação em Psicologia no Maranhão, no contexto da Psicologia no Brasil. Seguidamente, será discutido o panorama da formação de psicólogos escolares maranhenses, destacando-se as transformações ocorridas nas últimas décadas no contexto das Instituições de Ensino Superior, com destaque à Universidade Federal do Maranhão e Universidade CEUMA. Por fim, serão tecidas reflexões sobre as tendências e desafios da formação concernentes às demandas regionais de atuação do psicólogo escolar, a partir de dados do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão.

Palavras-chave : psicologia escolar; história; formação, atuação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License