SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Psicologia Escolar no Maranhão: História da Formação e Tendências Atuais para AtuaçãoConversando sobre Guarda Compartilhada e Alienação Parental: Olhares Jurídicos e Psicológicos em um Projeto de Extensão Acadêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Resumo

SCRIVANO, Isabel  e  BICALHO, Pedro Paulo Gastalho de. Escola “sem” Partido: Enfrentamentos e Desafios para a Formação em Psicologia. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2017, vol.8, n.1, pp. 32-47. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-58002017813247.

O presente artigo, organizado na forma de um ensaio, discorre sobre as racionalidades presentes no projeto Escola “sem” Partido. Compreende-se a política como um campo de forças, a partir da qual certas verdades acerca do governo da sociedade emergem como hegemônicas, sendo objetivadas por aparelhos disciplinares e práticas de normalização, especialmente em relação à produção de uma escola produtora de normalidade, docilidade e disciplina. Percebe-se que a escola, por meio de seus modos de educar, higienizar, ordenar e regular, foi (e é) útil para fazer funcionar determinados modos de governar. Frente a esse contexto, busca-se fazer pensar que lógicas são essas que, presentes no contemporâneo político brasileiro, propõem modos de organização do espaço escolar que sustentem, preservem e mantenham determinadas lógicas. E, por fim, analisam-se os desafios produzidos na formação de psicólogas e psicólogos, profissionais historicamente convocados a atuar no espaço escolar, e capazes de promover assujeitamentos ou enfrentamentos à proposta de assepsia política na formação de brasileiras e brasileiros no país.

Palavras-chave : processos políticos; ajustamento escolar; poder; ensino da Psicologia.

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License