SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Conversando sobre Guarda Compartida y Alienación Parental: Miradas Jurídicas y Psicológicas en un Proyecto de Extensión AcadémicaViolencia y Depresión en las Relaciones de Intimidad: estudio entre jóvenes universitarios brasileños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Ensino & Formação

versión impresa ISSN 2177-2061versión On-line ISSN 2179-5800

Resumen

PORTO, Madge. Atendimento Psicológico às Mulheres em Situação de Violência nas Políticas Públicas. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2017, vol.8, n.1, pp. 58-69. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-58002017815869.

O objetivo deste estudo é apresentar como um grupo de psicólogas avalia as orientações oficiais para o atendimento psicológico às mulheres em situação de violência no que se refere ao atendimento em psicologia na equipe multiprofissional. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo na qual foram entrevistadas 12 psicólogas. Utilizou-se a Análise de Conteúdo definindo-se duas categorias de análise que apontam o que é omisso nas orientações para a intervenção em psicologia: 1) Promoção do empoderamento pessoal; e 2) Discriminação das atribuições profissionais da psicologia. Foi identificado que as orientações oferecidas para as ações em psicologia nas equipes multiprofissionais nos serviços especializados não são adequadas, e o papel da psicologia apresenta-se ambíguo e contraditório.

Palabras clave : violência contra as mulheres; psicologia; abordagem de tratamento interdisciplinar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License