SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Conversando sobre Guarda Compartilhada e Alienação Parental: Olhares Jurídicos e Psicológicos em um Projeto de Extensão AcadêmicaViolência e Depressão nas Relações de Intimidade: Estudo entre Jovens Universitários Brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Resumo

PORTO, Madge. Atendimento Psicológico às Mulheres em Situação de Violência nas Políticas Públicas. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2017, vol.8, n.1, pp. 58-69. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-58002017815869.

O objetivo deste estudo é apresentar como um grupo de psicólogas avalia as orientações oficiais para o atendimento psicológico às mulheres em situação de violência no que se refere ao atendimento em psicologia na equipe multiprofissional. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo na qual foram entrevistadas 12 psicólogas. Utilizou-se a Análise de Conteúdo definindo-se duas categorias de análise que apontam o que é omisso nas orientações para a intervenção em psicologia: 1) Promoção do empoderamento pessoal; e 2) Discriminação das atribuições profissionais da psicologia. Foi identificado que as orientações oferecidas para as ações em psicologia nas equipes multiprofissionais nos serviços especializados não são adequadas, e o papel da psicologia apresenta-se ambíguo e contraditório.

Palavras-chave : violência contra as mulheres; psicologia; abordagem de tratamento interdisciplinar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License