SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Atendimento Psicológico às Mulheres em Situação de Violência nas Políticas PúblicasViolência Contra a Mulher: o Desencontro entre os Gêneros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Resumo

FLAKE, Tânia Aldrighi. Violência e Depressão nas Relações de Intimidade: Estudo entre Jovens Universitários Brasileiros. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2017, vol.8, n.1, pp. 70-82. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-58002017817082.

O presente artigo trata de um estudo transversal que faz parte da pesquisa multicêntrica “Estudo Internacional de Violência em Namoro” realizada entre estudantes universitários. e visa apresentar os resultados sobre a relação entre violência na intimidade e depressão, tendo como base as questões de gênero e seus elementos para compreender como se constitui a relação de intimidade. Participaram 362 estudantes de graduação de duas universidades, uma pública e uma privada do estado de São Paulo, sendo 37% do sexo masculino e 63% do sexo feminino, e idade média de 20 anos. Para as mulheres, a violência psicológica exclusiva, a violência sexual exclusiva e as violências psicológicas e sexuais concomitantes mostraram-se associadas à depressão; já os fatores de aceitação da violência e das relações de poder só se mostraram associados a situações de violência, mas não se mostraram relacionados à conexão entre depressão e violência. O estudo mostra, de maneira original, que a relação entre depressão e envolvimento em situações de violência pode ocorrer e deve ser melhor investigada.

Palavras-chave : violência na família; namoro; depressão; relações interpessoais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License