SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Violência e Depressão nas Relações de Intimidade: Estudo entre Jovens Universitários BrasileirosNúcleo Maria da Penha: Desafios no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Resumo

MORENO, Rachel. Violência Contra a Mulher: o Desencontro entre os Gêneros. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2017, vol.8, n.1, pp. 83-96. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-58002017818396.

A discussão sobre a violência de gênero tomou corpo desde 1979, no 2º Congresso da Mulher Paulista, e da fundação do SOS Mulher, em São Paulo, e se atualiza com atuação do movimento feminista, assim como com a constituição de políticas e equipamentos públicos voltados ao atendimento da questão. Este artigo aborda os problemas que surgem a partir da contradição nas expectativas de gênero com relação aos relacionamentos afetivos construídos de forma simbólica pela cultura vigente, e as dificuldades que as mulheres têm para romper com a situação de violência, mesmo contando com políticas e equipamentos públicos. Discute ainda a ampliação dos limites do conceito de violência, a possibilidade de sua articulação com os movimentos sociais, as dificuldades e limitações na expectativa e formação dos profissionais envolvidos neste atendimento, e aponta as oportunidades que aqui se abrem para o/as psicólogo/as.

Palavras-chave : violência de gênero; movimento feminista; políticas e equipamentos públicos; dificuldades de rompimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License