SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Violencia Contra la Mujer: el Desencuentro entre los Géneros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Ensino & Formação

versión impresa ISSN 2177-2061versión On-line ISSN 2179-5800

Resumen

SANTOS, Katia Alexsandra dos  y  ZARPELLON, Bianca Carolline Oconoski. Núcleo Maria da Penha: Desafios no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2017, vol.8, n.1, pp. 97-106. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-580020178197106.

O presente trabalho pretende apresentar as ações desenvolvidas pelo projeto de extensão Núcleo Maria da Penha-NUMAPE, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Irati-PR. Trata-se de um projeto que se propõe a realizar atendimento psicológico e acompanhamento de mulheres com vistas ao enfrentamento das situações de violência. As ações têm se pautado em um eixo preventivo, com proposições de campanhas, palestras e formações sobre a temática; e em um eixo curativo, por meio do atendimento de mulheres que já passaram por situações de violência. O trabalho aponta alcances e limitações de um projeto que se coloca na relação com os desafios da tentativa de implementação de uma Rede de Enfrentamento à violência contra a mulher em um município de pequeno porte da região centro-sul do Paraná.

Palabras clave : violência contra a mulher; atendimento psicológico; serviços sociais; gênero.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License