SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2NUPSI: Perfil de los Usuarios, sus Demandas de Atención Psicológica y Modalidades de Atención índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Ensino & Formação

versión impresa ISSN 2177-2061versión On-line ISSN 2179-5800

Resumen

AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo; BARROS, Leonardo de Oliveira  y  BATISTA, Helder Henrique Viana. Competências na Avaliação Psicológica de Graduandos em Psicologia: Análise do Ensino e Experiência em Estágios. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2017, vol.8, n.2, pp. 3-13. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-5800201781313.

Este trabalho teve por objetivo analisar competências para a realização de Avaliação Psicológica (AP) de alunos concluintes do curso de Psicologia, e verificar aspectos formativos, como quais os instrumentos mais ensinados e utilizados durante os estágios e a quantidade de disciplinas ao longo da graduação. Participaram 100 estudantes do nono (19%) e décimo semestres (81%), com maior concentração da região Sudeste (42%) e de universidades particulares (87%). Utilizaram-se um questionário sociodemográfico, o Questionário de Competências para Avaliação Psicológica (QCAP) e quatro questões de conhecimentos em AP. Os resultados indicaram que os alunos têm em média três disciplinas de AP ao longo da formação e que falta conhecimento teórico sobre os instrumentos psicológicos e técnicas complementares do processo avaliativo. Além disso, pôde-se constatar que as maiores dificuldades sobre o domínio para uso dos instrumentos foram relativas aos conhecimentos psicométricos e estatísticos, que subsidiam os testes psicológicos.

Palabras clave : formação do psicólogo; ensino de psicologia; testes psicológicos; avaliação psicológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License