SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Competências na Avaliação Psicológica de Graduandos em Psicologia: Análise do Ensino e Experiência em EstágiosAs Contribuições do Núcleo de Práticas Psicológicas para Formação dos Acadêmicos em Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Resumo

GENDIROBA, Laylla Carolina Silva; PIMENTEL, Pedro Paulo Almeida  e  RENA, Luiz Carlos Castello Branco. NUPSI: Perfil dos Usuários, suas Demandas de Atenção Psicológica e Modalidades de Atendimento. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2017, vol.8, n.2, pp. 14-21. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-58002017811421.

Neste artigo, apresentamos os resultados de pesquisa realizada nos arquivos de prontuários do NUPSI, Clínica-escola do Curso de Psicologia da PUC Minas/Betim, que teve como objetivo descrever o perfil dos usuários e identificar as demandas predominantes. Como estudo quanti-qualitativo e documental, os dados foram coletados, por meio de formulário construído especificamente para esta finalidade, em uma amostra aleatória do conjunto de prontuários arquivados desde 2004. O NUPSI atende uma população majoritariamente feminina, de baixa renda e um grande volume de crianças e adolescentes. Constatou-se que dificuldades emocionais e dificuldades de aprendizagem se constituem como razão principal da busca pelo atendimento psicológico.

Palavras-chave : clínica-escola; demandas psicológicas; caracterização da clientela.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License