SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Las Contribuciones del Núcleo de Prácticas Psicológicas para la Formación de los Estudiantes en Psicología en la Facultad Presidente Antonio Carlos de Teófilo OtoniPasantías en Psicología y Educación: Itinerarios Singulares de Formación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Ensino & Formação

versión impresa ISSN 2177-2061versión On-line ISSN 2179-5800

Resumen

HAYASIDA, Nazaré Maria de Albuquerque  y  CARVALHO, Gustavo Paiva de. O que nos Leva a Fazer o que Fazemos?: Relatos de Experiências em Estágios Supervisionados. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2017, vol.8, n.2, pp. 35-44. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-58002017813544.

O presente artigo explana a experiência do estágio curricular bem como a formação dos futuros psicólogos a partir das atividades realizadas em dois laboratórios da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (Laboratório de Investigação em Ciências Cognitivas – LABICC e Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento – LAPENEC). As práticas de supervisão adotadas são descritas e estão relacionadas a duas possibilidades de atuação e intervenção, atendimento clínico-hospitalar e atendimento psicossocial. As ações formativas realizadas nos contextos dos estágios favorecem a compreensão do sujeito, de seu contexto e de suas questões. As supervisões visam também o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o exercício profissional em Psicologia. Os dois laboratórios realizam, além de atividades de aprimoramento técnico e teórico, ações vivenciais que buscam o crescimento pessoal do estagiário diante do seu momento de vida e das demandas que surgem ao longo do estágio.

Palabras clave : estágio curricular; formação do psicólogo; atendimento clínico; atendimento psicossocial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License