SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2As Contribuições do Núcleo de Práticas Psicológicas para Formação dos Acadêmicos em Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo OtoniEstágios em Psicologia e Educação: Itinerários Singulares de Formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Resumo

HAYASIDA, Nazaré Maria de Albuquerque  e  CARVALHO, Gustavo Paiva de. O que nos Leva a Fazer o que Fazemos?: Relatos de Experiências em Estágios Supervisionados. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2017, vol.8, n.2, pp. 35-44. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-58002017813544.

O presente artigo explana a experiência do estágio curricular bem como a formação dos futuros psicólogos a partir das atividades realizadas em dois laboratórios da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (Laboratório de Investigação em Ciências Cognitivas – LABICC e Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento – LAPENEC). As práticas de supervisão adotadas são descritas e estão relacionadas a duas possibilidades de atuação e intervenção, atendimento clínico-hospitalar e atendimento psicossocial. As ações formativas realizadas nos contextos dos estágios favorecem a compreensão do sujeito, de seu contexto e de suas questões. As supervisões visam também o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o exercício profissional em Psicologia. Os dois laboratórios realizam, além de atividades de aprimoramento técnico e teórico, ações vivenciais que buscam o crescimento pessoal do estagiário diante do seu momento de vida e das demandas que surgem ao longo do estágio.

Palavras-chave : estágio curricular; formação do psicólogo; atendimento clínico; atendimento psicossocial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License