SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2¿Qué nos lleva a hacer lo que hacemos?: Relatos de Experiencias en Prácticas TuteladasEl Uso del Mapa Conceptual en la Formación de Futuros Profesores en Asignaturas de Prácticas Tuteladas: un Relato de Experiencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Ensino & Formação

versión impresa ISSN 2177-2061versión On-line ISSN 2179-5800

Resumen

FONSECA, Paula Fontana. Estágios em Psicologia e Educação: Itinerários Singulares de Formação. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2017, vol.8, n.2, pp. 45-52. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-58002017814552.

O intuito do presente trabalho é abordar os movimentos políticos e discursivos em Psicologia e Educação do ponto de vista da formação dos alunos de Psicologia. A entrada dos estagiários no terreno escolar foi historicamente marcada por uma postura avaliadora em que o saber do especialista se prestava a localizar, avaliar e propor soluções para o que era tomado como obstáculo à escolarização almejada. Nosso trabalho se sustenta em uma crítica a essa visão ideológica sobre a função do estagiário e mais amplamente do próprio psicólogo na Educação. Para tanto, discorreremos sobre a função do estagiário nas instituições educativas, e sobre uma proposta de supervisão que tem como sustentação ético-política a abertura para os itinerários singulares de formação. Entendemos que os itinerários singulares operam como pontos de inflexão nos processos formativos e permitem o questionamento do que podemos chamar de empuxo à totalização, presente nas diversas instituições.

Palabras clave : formação; psicologia; educação; estágio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License