SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Internships in Psychology and Education: Unique Education RoutesPsychological Assessment Service in Legal Context: the internship report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Ensino & Formação

Print version ISSN 2177-2061On-line version ISSN 2179-5800

Abstract

GOES, Natália Moraes  and  BORUCHOVITCH, Evely. O Uso do Mapa Conceitual na Formação de Futuros Professores em Disciplina de Estágio Supervisionado: um Relato de Experiência. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2017, vol.8, n.2, pp. 53-62. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-58002017815362.

Pensar na formação do futuro professor requer não só pensá-lo como professor, mas também, como estudante, por isso, promover a autorreflexão sobre a própria aprendizagem torna-se essencial. Por reconhecer a importância desta prática e por acreditar que ela não seja comum entre futuros professores, propõe-se o trabalho com as estratégias de aprendizagem. Assim sendo, o objetivo deste estudo é descrever um dos encontros oriundo da disciplina de Estágio Supervisionado I em que foi trabalhado o Mapa Conceitual como uma estratégia de ensino e de aprendizagem, com alunos advindos de diferentes cursos de Licenciatura. A disciplina ocorreu no segundo semestre de 2017 e contou com a participação de 22 estudantes. De modo geral, foi possível observar que os estudantes compreenderam as diferentes formas pelas quais o mapa conceitual pode ser utilizado e conseguiram pensar em situações em que poderiam utilizá-lo para aperfeiçoar a própria aprendizagem e a de seus futuros alunos.

Keywords : mapas conceituais; aprendizagem significativa; futuros professores; estratégias de aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License