SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2The Use of Conceptual Maps in the Education of Future Professors in the Course of Supervised Practice: an Experience ReportGroup Supervision of Internship in Clinical Psychology: Literature Review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Ensino & Formação

Print version ISSN 2177-2061On-line version ISSN 2179-5800

Abstract

OLIVEIRA, Katya Luciane de; INACIO, Amanda Lays Monteiro  and  LUCIO, Patrícia Silva. Serviço de Avaliação Psicológica no Contexto Judiciário: um Relato de Estágio. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2017, vol.8, n.2, pp. 63-74. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-58002017816374.

A Avaliação Psicológica é uma prática exclusiva do psicólogo que envolve questões éticas e de responsabilidade social, demandando uma formação que permita o contato com conteúdos teóricos e a vivência prática realizada por meio do estágio durante a graduação em Psicologia. Nessa perspectiva, este estudo é um relato de experiência de estágio que contempla a prática adotada em um serviço-escola de Avaliação Psicológica realizado no contexto judiciário. Serão explanados e discutidos dois casos provenientes do Poder Judiciário, ambos motivados por suspensão de visitas em razão de suposto abuso sexual cometido contra os menores. Serão discutidos as técnicas, os procedimentos, os desfechos e também os desafios práticos desse tipo de avaliação, bem como o impacto na formação do discente estagiário.

Keywords : avaliação psicológica; psicologia jurídica; formação em psicologia; estágio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License