SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2El Uso del Mapa Conceptual en la Formación de Futuros Profesores en Asignaturas de Prácticas Tuteladas: un Relato de ExperienciaSupervisión Grupal de Práctica en Psicología Clínica: Revisión de la Literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Ensino & Formação

versión impresa ISSN 2177-2061versión On-line ISSN 2179-5800

Resumen

OLIVEIRA, Katya Luciane de; INACIO, Amanda Lays Monteiro  y  LUCIO, Patrícia Silva. Serviço de Avaliação Psicológica no Contexto Judiciário: um Relato de Estágio. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2017, vol.8, n.2, pp. 63-74. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-58002017816374.

A Avaliação Psicológica é uma prática exclusiva do psicólogo que envolve questões éticas e de responsabilidade social, demandando uma formação que permita o contato com conteúdos teóricos e a vivência prática realizada por meio do estágio durante a graduação em Psicologia. Nessa perspectiva, este estudo é um relato de experiência de estágio que contempla a prática adotada em um serviço-escola de Avaliação Psicológica realizado no contexto judiciário. Serão explanados e discutidos dois casos provenientes do Poder Judiciário, ambos motivados por suspensão de visitas em razão de suposto abuso sexual cometido contra os menores. Serão discutidos as técnicas, os procedimentos, os desfechos e também os desafios práticos desse tipo de avaliação, bem como o impacto na formação do discente estagiário.

Palabras clave : avaliação psicológica; psicologia jurídica; formação em psicologia; estágio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License