SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Serviço de Avaliação Psicológica no Contexto Judiciário: um Relato de Estágio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Resumo

SEI, Maíra Bonafé  e  FRANCO, Ricardo da Silva. Supervisão Grupal de Estágio em Psicologia Clínica: Revisão da Literatura. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2017, vol.8, n.2, pp. 75-84. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-58002017815847.

A supervisão de estágio em Psicologia Clínica se apresenta como uma atividade primordial na formação do psicólogo, uma vez que, por meio dela, o estudante tem a oportunidade de articular o conhecimento teórico adquirido ao longo da sua trajetória acadêmica com a experiência prática dos atendimentos. Tendo em vista esse aspecto, objetivou-se realizar uma revisão da literatura nacional referente à supervisão realizada na formação do psicólogo, com foco na discussão acerca da modalidade grupal de supervisão clínica. Por meio da pesquisa, verificou-se que poucos são os artigos que abordam o tema da supervisão, e mais especificamente da supervisão em grupo, na graduação em Psicologia. De forma geral, tem-se uma visão positiva para a modalidade grupal de supervisão por promover o aprendizado por meio das experiências dos demais. Pontos negativos são elencados acerca da supervisão em grupo em decorrência do menor tempo disponível para fala dos estagiários e dos receios do terapeuta frente à exposição que ocorre nesse contexto. São ressaltados aspectos concernentes às habilidades do próprio supervisor frente a este cenário. Indica-se a realização de outros estudos, com foco em pesquisas empíricas.

Palavras-chave : psicologia clínica; supervisão clínica; estudantes universitários; clínicas-escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License