SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1Animals, sometimes irrational, but predictableOn reflecting about the didactic laboratory of Behavior Analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Perspectivas em análise do comportamento

On-line version ISSN 2177-3548

Abstract

VILLAS-BOAS, Alessandra; HAYDU, Verônica Bender  and  TOMANARI, Gerson Yukio. Ressurgência comportamental: construção conceitual sobre bases experimentais. Perspectivas [online]. 2010, vol.1, n.1, pp. 5-14. ISSN 2177-3548.

Em uma dada situação, quando um comportamento recentemente reforçado deixa de sê-lo, comportamentos que foram previamente reforçados sob circunstâncias similares tendem a recorrer. Comportamentos que voltam a ocorrer em tais condições são objeto de estudo da análise do comportamento sob a denominação de ressurgência comportamental. No presente texto, iremos inicialmente historiar os estudos sobre ressurgência. Na sequência, vamos analisar comportamentos ressurgentes a partir de uma série de fatores que os afetam, entre os quais estão a extinção prévia do comportamento ressurgente, o grau de fortalecimento a que o comportamento ressurgente fora submetido, o papel do reforçador para a ressurgência, os efeitos das taxas de respostas e taxas de reforço do comportamento ressurgente, a demonstração de classes de estímulos ressurgentes, etc. Por fim, vamos proceder com uma análise crítica do conceito de ressurgência frente a outros fenômenos comportamentais inter-relacionados, por exemplo, a variação comportamental que tipicamente acompanha um processo de extinção e a recuperação espontânea de uma resposta. Com isso, procuramos identificar as especificidades do conceito de ressurgência, avaliando-o quanto à sua possível relevância.

Keywords : ressurgência comportamental; variação comportamental; recuperação espontânea; análise do comportamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License