SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Animais, às vezes irracionais, mas previsíveisRefletindo sobre o laboratório didático de Análise do Comportamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

VILLAS-BOAS, Alessandra; HAYDU, Verônica Bender  e  TOMANARI, Gerson Yukio. Ressurgência comportamental: construção conceitual sobre bases experimentais. Perspectivas [online]. 2010, vol.1, n.1, pp. 5-14. ISSN 2177-3548.

Em uma dada situação, quando um comportamento recentemente reforçado deixa de sê-lo, comportamentos que foram previamente reforçados sob circunstâncias similares tendem a recorrer. Comportamentos que voltam a ocorrer em tais condições são objeto de estudo da análise do comportamento sob a denominação de ressurgência comportamental. No presente texto, iremos inicialmente historiar os estudos sobre ressurgência. Na sequência, vamos analisar comportamentos ressurgentes a partir de uma série de fatores que os afetam, entre os quais estão a extinção prévia do comportamento ressurgente, o grau de fortalecimento a que o comportamento ressurgente fora submetido, o papel do reforçador para a ressurgência, os efeitos das taxas de respostas e taxas de reforço do comportamento ressurgente, a demonstração de classes de estímulos ressurgentes, etc. Por fim, vamos proceder com uma análise crítica do conceito de ressurgência frente a outros fenômenos comportamentais inter-relacionados, por exemplo, a variação comportamental que tipicamente acompanha um processo de extinção e a recuperação espontânea de uma resposta. Com isso, procuramos identificar as especificidades do conceito de ressurgência, avaliando-o quanto à sua possível relevância.

Palavras-chave : ressurgência comportamental; variação comportamental; recuperação espontânea; análise do comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License