SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Ressurgência comportamental: construção conceitual sobre bases experimentaisTerapeutas analítico-comportamentais e redes sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

CIRINO, Sérgio Dias et al. Refletindo sobre o laboratório didático de Análise do Comportamento. Perspectivas [online]. 2010, vol.1, n.1, pp. 15-27. ISSN 2177-3548.

O objetivo deste artigo é refletir sobre alguns usos do laboratório didático de análise do comportamento no ensino de graduação em psicologia. Para tanto, serão estabelecidos diálogos com o ensino de ciências, área que já possui uma forte discussão sobre o ensino experimental em laboratórios. Observando-se as usuais justificativas para a utilização do laboratório de análise do comportamento como recurso didático, pode-se verificar que, da forma como geralmente se apresenta, possibilita o surgimento de questões delicadas sobre suas qualidades e atual pertinência no currículo mínimo de psicologia. Dentre essas questões, uma das que mais se destaca é relacionada à ética em experimentação com animais, visto que discussões políticas em torno da experimentação animal colocam em risco a existência do laboratório didático de análise do comportamento. Neste sentido, verifica-se a necessidade de reflexões sobre os usos e implicações do laboratório de análise do comportamento no ensino de psicologia.

Palavras-chave : ensino de psicologia; ensino de análise do comportamento; laboratório didático de análise do comportamento; laboratório animal operante.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License