SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Terapeutas analítico-comportamentais e redes sociaisAnálise de consequências como procedimento para decisões éticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

BENVENUTI, Marcelo Frota Lobato. Contato com a realidade, crenças, ilusões e superstições: Possibilidades do analista do comportamento. Perspectivas [online]. 2010, vol.1, n.1, pp. 34-43. ISSN 2177-3548.

O artigo discute as contribuições dos analistas do comportamento para a compreensão das noções de realidade, contato com a realidade e distorções da realidade. Para tanto, discute que na análise do comportamento contato e realidade são noções que remetem à construção de relações comportamentais, em especial relações identificadas com a construção da noção de causalidade das pessoas. Sensibilidade a eventos subsequentes é importante como pré-requisito para a construção de relações operantes; tal sensibilidade pode ser responsável pelo surgimento de comportamentos supersticiosos. Com o comportamento verbal, pessoas podem descrever certas relações de contiguidade entre eventos e mudanças ambientais como se fossem relações de contingência, o que tem sido chamado de regras supersticiosas. Como conclusão, o artigo mostra a importância da diferenciação entre comportamento supersticioso, superstições e regras supersticiosas, apresentando situações em que o comportamento verbal pode interagir com o comportamento supersticioso.

Palavras-chave : comportamento supersticioso; crenças; realidade; análise do comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License