SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Análise de consequências como procedimento para decisões éticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

CORCHS, Felipe. É possível ser um psiquiatra behaviorista radical? Primeiras reflexões. Perspectivas [online]. 2010, vol.1, n.1, pp. 55-66. ISSN 2177-3548.

O presente artigo apresenta alguns esforços reflexivos incipientes acerca da viabilidade teórico-filosófica de um diálogo entre behaviorismo radical/análise do comportamento e psiquiatria, enquanto especialidade médica preocupada com os problemas "mentais e do comportamento". Tal aproximação, apesar de incipiente, parece promissora e vem se mostrando muito produtiva na prática daqueles que lidam com problemas do comportamento. Baseando a reflexão predominantemente na psiquiatria biológica e num de seus principais pilares, as neurociências, defende-se que o behaviorismo radical poderia ajudar a dar rumo para estas disciplinas que, por sua vez, poderiam ajudar na compreensão e estudo de partes do comportamento que ocorrem no organismo, principalmente nos problemas do comportamento. Em outras palavras, o autor suporta a tese de que tal diálogo ajudaria muito no aprimoramento de ambas as disciplinas e que a separação entre elas é menos nítida do que vem se assumindo de ambos os lados.

Palavras-chave : behaviorismo radical; análise do comportamento; psiquiatria; neurociências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License