SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Possibilidades da análise dos sonhos na terapia comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

FERREIRA, Darlene Cardoso et al. A interpretação de cognições e emoções com o conceito de eventos privados e a abordagem analítico-comportamental da ansiedade e da depressão. Perspectivas [online]. 2010, vol.1, n.2, pp. 70-85. ISSN 2177-3548.

Cognições e emoções constituem um tema básico para qualquer sistema explicativo na psicologia. Na análise do comportamento, são tratadas como fenômenos comportamentais e abordadas com o auxílio do conceito de eventos privados. Segundo Skinner, eventos privados são estímulos e respostas inacessíveis a uma observação pública direta. O presente artigo revisa alguns usos do conceito de eventos privados na análise do comportamento, aponta controvérsias e limites no uso do conceito e relaciona a esses usos interpretações analítico-comportamentais da depressão e da ansiedade. O texto fundamenta-se especialmente em literatura analítico-comportamental que enfatiza que cognições e emoções são relações comportamentais, com graus variados de complexidade, das quais apenas alguns termos são estímulos privados ou respostas encobertas. Finalmente, o texto aponta algumas implicações para a prática do terapeuta analítico-comportamental e a necessidade de desenvolvimento de tecnologias baseadas em competências acadêmicas e profissionais de analistas do comportamento.

Palavras-chave : eventos privados; terapia analítico-comportamental; ansiedade; depressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License