SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue2The interpretation of cognitions and emotions with the concept of private events and the behavior-analytic approach to anxiety and depressionResponse-class formation, resistance to change, and child behavioral therapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Perspectivas em análise do comportamento

On-line version ISSN 2177-3548

Abstract

PITANGA, Artur Vandré  and  VANDENBERGHE, Luc. Possibilidades da análise dos sonhos na terapia comportamental. Perspectivas [online]. 2010, vol.1, n.2, pp. 86-92. ISSN 2177-3548.

O presente artigo discute o uso da análise dos sonhos na terapia comportamental como possibilidade para a aquisição de autoconhecimento por parte dos clientes, assim como a viabilidade deste tipo de análise de fornecer aos terapeutas mais informações sobre a vida dos clientes para o trabalho terapêutico. Exemplos são dados a partir de três casos clínicos, para mostrar como a análise dos sonhos ajudou a identificar comportamentos dos clientes relacionados às suas queixas e situações com as quais têm dificuldades de lidar. Os exemplos também ilustram como a análise pode ajudar o cliente a entender a relação da sua história com suas dificuldades, levando-o a uma maior abertura para o processo terapêutico e permitindo-o emitir respostas emocionais relevantes durante a sessão que asseguram seu compromisso com a mudança. Desta forma, a análise dos sonhos é apresentada como um recurso de ampla aplicação terapêutica.

Keywords : terapia comportamental; sonhos; interpretação; análise de contingências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License