SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Possibilidades da análise dos sonhos na terapia comportamentalHabilidades sociais e análise do comportamento: Proximidade histórica e atualidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

REGRA, Jaíde Aparecida Gomes. Formação de classes de respostas, resistência à mudança e terapia comportamental infantil. Perspectivas [online]. 2010, vol.1, n.2, pp. 93-103. ISSN 2177-3548.

Compreender o processo de formação de classes de respostas pode auxiliar na análise do comportamento complexo. A resistência à mudança dificulta o trabalho do terapeuta comportamental. Identificar variáveis que favorecem o desdobramento de classes de respostas é um desafio para o analista do comportamento. O objetivo do presente trabalho é identificar variáveis relevantes que dificultam a formação de nova classe de resposta e intervenções que alterem as classes de respostas pré-estabelecidas. Estudos recentes mostram dificuldades na aquisição de nova classe de resposta quando outra classe já tenha sido anteriormente estabelecida. É importante considerar tanto a aversividade dos estímulos presentes na formação da nova classe de resposta como a sobreposição do comportamento operante e respondente. A análise de amostras de interações entre terapeuta e criança mostra pequenas mudanças de respostas verbais. A intervenção pretendeu desdobrar uma classe de resposta em duas classes menores. Ao identificar novas classes de respostas e suas consequências, a criança pode alterar a classe de resposta anterior. Esta análise sugere que as alterações ocorridas nas classes de respostas resistentes possam ter a função de expor a criança a novas contingências.

Palavras-chave : classes de respostas; resistência à mudança; equivalência de estímulos; terapia comportamental infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License