SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Formação de classes de respostas, resistência à mudança e terapia comportamental infantilVariáveis que devem ser consideradas na avaliação da qualidade do relacionamento conjugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira  e  DEL PRETTE, Almir. Habilidades sociais e análise do comportamento: Proximidade histórica e atualidades. Perspectivas [online]. 2010, vol.1, n.2, pp. 104-115. ISSN 2177-3548.

Este ensaio focaliza questões que têm sido relativamente negligenciadas ou pouco enfatizadas na literatura disponível sobre a interface entre habilidades sociais e análise do comportamento: (a) a contribuição da perspectiva funcional da análise do comportamento na definição de habilidades sociais e nos critérios de competência social; (b) a compreensão das habilidades sociais e da competência social enquanto produtos da seleção ontogenética, filogenética e cultural de padrões de comportamento social; e (c) as implicações e a contribuição potencial dos programas de habilidades sociais no planejamento de práticas culturais comprometidas com a sobrevivência e com a qualidade de vida na complexa sociedade contemporânea.

Palavras-chave : habilidades sociais; competência social; análise do comportamento; práticas culturais; ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License