SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Habilidades sociais e análise do comportamento: Proximidade histórica e atualidadesVariáveis de controle sobre o responder ordinal: Revisitando estudos empíricos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

PERGHER, Nicolau Kuckartz. Variáveis que devem ser consideradas na avaliação da qualidade do relacionamento conjugal. Perspectivas [online]. 2010, vol.1, n.2, pp. 116-129. ISSN 2177-3548.

Clientes frequentemente procuram auxílio terapêutico com dúvidas, insatisfações e conflitos ligados a aspectos que envolvem relacionamentos afetivo-conjugais. No presente artigo, foram enumeradas variáveis que merecem serem investigadas na avaliação da qualidade de relacionamentos conjugais. As variáveis listadas e discutidas foram: (1) os motivos do início do relacionamento; (2) o histórico de relacionamentos de cada membro do casal; (3) a forma de divisão financeira; (4) as diferenças de idade entre os cônjuges e das culturas nas quais estiveram inseridos; (5) o grau de intimidade do casal; (6) as práticas sexuais; (7) os padrões de interação entre os cônjuges; (8) a existência de outras fontes de reforçamento fora do casamento; (9) o impacto das traições; (10) os efeitos da ocorrência de doenças em um dos cônjuges; (11) as decisões relacionadas aos filhos; (12) os planos de vida traçados pelo casal e (13) os aspectos relacionados à separação. As análises realizadas podem servir como material complementar para terapeutas que atendem clientes com queixas ligadas ao relacionamento conjugal, assim como podem funcionar como gerador de outras considerações teóricas e de pesquisas sobre o tema.

Palavras-chave : terapia; relacionamento conjugal; variáveis.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License