SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue2Variables that must be considered for the evaluation of marriage’s quality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Perspectivas em análise do comportamento

On-line version ISSN 2177-3548

Abstract

MICCIONE, Mariana; GRAUBEN, Assis  and  COSTA, Thiago Dias. Variáveis de controle sobre o responder ordinal: Revisitando estudos empíricos. Perspectivas [online]. 2010, vol.1, n.2, pp. 130-148. ISSN 2177-3548.

Verificaram-se os determinantes pragmáticos de conceitos relacionados ao responder ordinal e investigaram-se seus níveis de instrumentalidade, a partir da especificação das variáveis controladoras nos procedimentos aplicados na Análise Experimental do Comportamento. As palavras-chave aprendizagem serial, aquisição repetida, encadeamento, cadeia comportamental, classes ordinais, sequência e ordenar/ordenação determinaram a busca em bancos de dados de periódicos científicos e livros. Seis grupos diferentes foram organizados, de acordo com a semelhança em seus títulos e resumos. Foram selecionados 82 trabalhos, 14 artigos nacionais, 65 estrangeiros e 3 capítulos de livro, um nacional e dois estrangeiros. No interior dos três grupos denominados aquisição repetida, relações ordinais (sem descrição das propriedades) e relações ordinais (com as propriedades) foi possível acessar informações comuns a todos os estudos. O modelo analítico-comportamental de cadeia de respostas pareceu ser evidente nos estudos dos quatro primeiros grupos. Portanto, a identificação das variações de procedimento possibilitou a organização e a delimitação das variáveis envolvidas nos estudos sobre o tema. Constatou-se que um termo pode ser definido pelo contexto no qual o conhecimento é produzido, pois os determinantes de um termo científico são produtos da complexidade de um contexto social que engendra mudanças no modo de tratar um objeto de estudo.

Keywords : cadeia comportamental; comportamento ordinal; ordem; posição; análise experimental do comportamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License