SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Variáveis que devem ser consideradas na avaliação da qualidade do relacionamento conjugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

MICCIONE, Mariana; GRAUBEN, Assis  e  COSTA, Thiago Dias. Variáveis de controle sobre o responder ordinal: Revisitando estudos empíricos. Perspectivas [online]. 2010, vol.1, n.2, pp. 130-148. ISSN 2177-3548.

Verificaram-se os determinantes pragmáticos de conceitos relacionados ao responder ordinal e investigaram-se seus níveis de instrumentalidade, a partir da especificação das variáveis controladoras nos procedimentos aplicados na Análise Experimental do Comportamento. As palavras-chave aprendizagem serial, aquisição repetida, encadeamento, cadeia comportamental, classes ordinais, sequência e ordenar/ordenação determinaram a busca em bancos de dados de periódicos científicos e livros. Seis grupos diferentes foram organizados, de acordo com a semelhança em seus títulos e resumos. Foram selecionados 82 trabalhos, 14 artigos nacionais, 65 estrangeiros e 3 capítulos de livro, um nacional e dois estrangeiros. No interior dos três grupos denominados aquisição repetida, relações ordinais (sem descrição das propriedades) e relações ordinais (com as propriedades) foi possível acessar informações comuns a todos os estudos. O modelo analítico-comportamental de cadeia de respostas pareceu ser evidente nos estudos dos quatro primeiros grupos. Portanto, a identificação das variações de procedimento possibilitou a organização e a delimitação das variáveis envolvidas nos estudos sobre o tema. Constatou-se que um termo pode ser definido pelo contexto no qual o conhecimento é produzido, pois os determinantes de um termo científico são produtos da complexidade de um contexto social que engendra mudanças no modo de tratar um objeto de estudo.

Palavras-chave : cadeia comportamental; comportamento ordinal; ordem; posição; análise experimental do comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License