SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Comportamentos verbais do terapeuta no Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica*(SiMCCIT)Treino didático de análise de contingências e previsão de intervenções sobre as consequências do responder índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

JUNIOR, Amilcar Rodrigues Fonseca; PICKART, Tataína Iara Moreno  e  CASTELLI, Maria Cristina Zago. Implicações metodológicas para o estudo do desamparo aprendido em humanos. Perspectivas [online]. 2011, vol.2, n.1, pp. 46-52. ISSN 2177-3548.

O desamparo aprendido pode ser definido como uma dificuldade de aprendizagem encontrada em sujeitos que tiveram uma história prévia com estímulos incontroláveis. No estudo desse fenômeno com humanos, alguns aspectos específicos relacionados ao controle experimental podem interferir na obtenção e na análise dos dados, entre eles: o estímulo empregado na fase de tratamento, a tarefa utilizada na fase de teste (geralmente a resolução de anagramas) e, finalmente, a condição de incontrolabilidade e as questões éticas relacionadas a ela. Estes aspectos foram discutidos criticamente no presente trabalho, considerando suas implicações na análise dos dados.

Palavras-chave : desamparo aprendido em humanos; questões metodológicas; anagramas; questões éticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License