SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2Some remarks on acceptance and commitment therapy (ACT) and the problem of values author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Perspectivas em análise do comportamento

On-line version ISSN 2177-3548

Abstract

MARTONE, Maria Carolina Correa  and  BANACO, Roberto Alves. Esquizofrenia: Modelos experimentais animais e estratégias aplicadas da análise do comportamento. Perspectivas [online]. 2011, vol.2, n.2, pp. 150-158. ISSN 2177-3548.

O presente estudo tem por objetivo apresentar como a análise do comportamento vem abordando o fenômeno da esquizofrenia. Ele compreende duas partes: (a) descrição dos modelos experimentais animais relacionados a comportamentos esquizofrênicos (i.e., isolamento social, inibição latente e desamparo aprendido) e (b) apresentação de intervenções aplicadas (e.g., economia de fichas e abordagens analítico-funcionais). Os resultados apontam que a esquizofrenia, por ser um quadro multideterminado, continuará exigindo diferentes abordagens de estudo. Acreditamos que o conhecimento mais aprofundado das características biocomportamentais, por meio de modelos animais, bem como a contínua busca de estratégias aplicadas, das quais destacamos o modelo analítico-funcional, serão fatores essenciais para que a análise do comportamento volte a investigar esse fenômeno de modo sistemático, seja em laboratório ou em contextos sociais.

Keywords : esquizofrenia; análise funcional; modelos animais; economia de fichas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License