SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Algumas considerações sobre a terapia de aceitação e compromisso(ACT) e o problema dos valores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

MARTONE, Maria Carolina Correa  e  BANACO, Roberto Alves. Esquizofrenia: Modelos experimentais animais e estratégias aplicadas da análise do comportamento. Perspectivas [online]. 2011, vol.2, n.2, pp. 150-158. ISSN 2177-3548.

O presente estudo tem por objetivo apresentar como a análise do comportamento vem abordando o fenômeno da esquizofrenia. Ele compreende duas partes: (a) descrição dos modelos experimentais animais relacionados a comportamentos esquizofrênicos (i.e., isolamento social, inibição latente e desamparo aprendido) e (b) apresentação de intervenções aplicadas (e.g., economia de fichas e abordagens analítico-funcionais). Os resultados apontam que a esquizofrenia, por ser um quadro multideterminado, continuará exigindo diferentes abordagens de estudo. Acreditamos que o conhecimento mais aprofundado das características biocomportamentais, por meio de modelos animais, bem como a contínua busca de estratégias aplicadas, das quais destacamos o modelo analítico-funcional, serão fatores essenciais para que a análise do comportamento volte a investigar esse fenômeno de modo sistemático, seja em laboratório ou em contextos sociais.

Palavras-chave : esquizofrenia; análise funcional; modelos animais; economia de fichas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License