SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Algumas considerações sobre a terapia de aceitação e compromisso(ACT) e o problema dos valoresProdução analítico-comportamental sobre ensino aprendizagem de habilidades matemáticas: Dados representativos de eventos científicos brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

LEONARDI, Jan Luiz; ANDERY, Maria Amalia Pie Abib  e  ROSSGER, Nicolas Carsten. O estudo do insight pela análise do comportamento. Perspectivas [online]. 2011, vol.2, n.2, pp. 166-178. ISSN 2177-3548.

O "insight" tem sido interpretado na análise do comportamento como a resolução súbita de um problema quando dois ou mais repertórios diferentes, previamente aprendidos em separado, se interconectam em uma nova situação, produzindo sequências originais de comportamento. Este artigo apresenta as principais pesquisas da área, explicitando as variáveis que parecem contribuir para a produção do fenômeno, tais como o tamanho da câmara experimental, a ordem e a quantidade de treino dos repertórios pré-requisitos e a saliência dos estímulos envolvidos. Além disso, o artigo aponta alguns limites na relevância dos estudos realizados, oriundos fundamentalmente do uso de objetos sem função reforçadora na configuração das situações-problema. Por fim, são discutidas algumas dificuldades impostas pela própria interpretação comportamental do fenômeno. A definição de insight como interconexão espontânea de repertórios mantém o aspecto internalista da concepção original do fenômeno e depende da inferência de processos comportamentais conceituados um tanto vagamente - os quais não foram comprovados empiricamente, sendo um fenômeno curioso sob a ótica do modelo causal de seleção por consequências, uma vez que se trata de um processo tudo ou nada no qual a medida de interesse é a ocorrência de um único comportamento. Conclui-se que uma definição de insight ainda é muito incipiente na análise do comportamento.

Palavras-chave : insight; interconexão de repertórios; resolução de problemas; criatividade; análise do comportamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License