SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2The study of insight by behavior analysisMotivating operations and social attention: Events relevant to problem behaviors of schizophrenics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Perspectivas em análise do comportamento

On-line version ISSN 2177-3548

Abstract

HENKLAIN, Marcelo Henrique Oliveira  and  CARMO, João dos Santos. Produção analítico-comportamental sobre ensino aprendizagem de habilidades matemáticas: Dados representativos de eventos científicos brasileiros. Perspectivas [online]. 2011, vol.2, n.2, pp. 179-191. ISSN 2177-3548.

A presente pesquisa objetivou identificar e descrever, no período de 1992 a 2011, trabalhos de analistas do comportamento sobre ensino-aprendizagem da matemática apresentados nos Encontros da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) e nas Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Os documentos (anais e/ou programações) encontrados foram lidos na íntegra com o objetivo de identificar trabalhos com pelo menos um dos seguintes descritores: (a) número, (b) numeral, (c) matemática, (d) aritmética, (e) ordenação, (f) quantidade, (g) resolução de problemas. Os resultados sugerem que as pesquisas sobre ensino-aprendizagem da matemática estão concentradas tanto na operacionalização e ensino de conceitos matemáticos fundamentais quanto na reversão do fracasso e da ansiedade à matemática. Apesar da produção coesa e socialmente relevante, nota-se a necessidade de ampliação da comunidade de analistas do comportamento interessados em pesquisar na área de ensino-aprendizagem de matemática, atrelada a um aumento na eficácia da divulgação dos trabalhos produzidos, tanto para comunidades de analistas do comportamento como também para de não analistas. Novos estudos são necessários no intuito de mapear, organizar, descrever, avaliar, orientar e divulgar a produção comportamental sobre ensino-aprendizagem da matemática.

Keywords : análise do comportamento; ensino-aprendizagem da matemática; produção científica; eventos científicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License