SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Produção analítico-comportamental sobre ensino aprendizagem de habilidades matemáticas: Dados representativos de eventos científicos brasileirosComportamento e cultura na perspectiva da análise do comportamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

MARCON, Roberta Maia  e  BRITTO, Ilma A. Goulart de Souza. Operações motivadoras e atenção social: Eventos relevantes para comportamentos-problema de esquizofrênicos. Perspectivas [online]. 2011, vol.2, n.2, pp. 192-202. ISSN 2177-3548.

O presente artigo discute o conceito de operação motivadora (OM), conforme é tratado pelos analistas do comportamento, e suas implicações para a avaliação e a intervenção sobre comportamentos-problema. A atenção social é analisada como um evento ambiental cujo valor reforçador pode ser alterado por operações motivadoras que, por sua vez, evocariam comportamentos-problema. Decorre desta análise a importância de que as OMs sejam adotadas como componente adicional para a avaliação funcional do comportamento de indivíduos com diagnóstico de esquizofrenia. Nesse sentido, realizou-se um levantamento de trabalhos que utilizaram o delineamento de análise funcional envolvendo múltiplas condições experimentais, nas quais a atenção social, por efeito de uma OM, pode ter adquirido valor reforçador, favorecendo a ocorrência de comportamentos-problema. Poder-se-ia afirmar que, quando a atenção social é escassa, instala-se uma condição de privação da atenção (operação motivadora) que altera a efetividade da atenção social, tornando-a um potente reforçador. Essa operação também atua no processo de produção de comportamento, uma vez que comportamentos- problema são comumente consequenciados com formas diversas de atenção social, como sorrisos, acenos, um simples olhar e verbalizações.

Palavras-chave : atenção social; operação motivacional; eventos antecedentes e consequentes; comportamentos-problema; análise funcional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License