SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Comportamento e cultura na perspectiva da análise do comportamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

MALAVAZZI, Dante Marino et al. Análise do comportamento aplicada: Interface entre ciência e prática?. Perspectivas [online]. 2011, vol.2, n.2, pp. 218-230. ISSN 2177-3548.

A história da análise do comportamento revela um movimento inicial da ciência em direção à prática. A princípio, ela esteve vinculada à pesquisa básica. Aos poucos, envolveu a aplicação dos princípios comportamentais aos problemas cotidianos. Para esclarecer a interface entre ciência e prática na análise do comportamento, esta pesquisa revisou os estudos sobre análise funcional, publicados no Journal of Applied Behavior Analysis (JABA) entre 2004 e 2010, à luz das diretrizes sugeridas por Baer, Wolf e Risley (1968, 1987): (a) aplicada, (b) comportamental, (c) analítica, (d) tecnológica, (e) conceitual, (f) eficaz e (g) generalizável. Sessenta e quatro artigos foram examinados. As pesquisas revisadas puderam ser classificadas como analíticas e conceituais, mas frequentemente negligenciaram os critérios que as tornariam comportamentais, tecnológicas e generalizáveis. Idealizada como uma ponte entre pesquisa e assistência, a análise do comportamento aplicada tem cumprido parcialmente sua finalidade.

Palavras-chave : análise do comportamento aplicada; pesquisa aplicada; análise funcional; revisão de literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License