SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Sobre uma definição de comportamentoEfeitos da exposição a instruções correspondentes e discrepantes sobre o comportamento de seguir regras em crianças em idade escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

ROCHA, Juliana Ferreira da; BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini; ANA  e  VERDU, Cláudia Moreira Almeida. O uso do treino de habilidades sociais em pessoas com fobia social na terapia comportamental. Perspectivas [online]. 2012, vol.3, n.1, pp. 38-56. ISSN 2177-3548.

Os efeitos de uma intervenção em habilidades sociais foram avaliados em quatro universitários na faixa etária entre 19 e 31 anos, com diagnóstico de fobia social. O desempenho em habilidades sociais assim como desempenho compatível com o transtorno foi avaliado antes, após a intervenção, e em seguimento, quatro meses depois, pelos instrumentos: SCID-I, Mini-SPIN, QACC-VU e IHS em um delineamento de linha de base múltipla entre participantes. A intervenção programou 12 encontros semanais nos quais a pesquisadora discutia alternativas socialmente habilidosas para as dificuldades descritas, conduzia exposições teóricas dialogadas sobre o tema do encontro, bem como realizava avaliações funcionais e treino de repertório dos participantes. Observou-se déficits tais como falar em público, iniciar e manter conversação, no repertório de habilidades sociais dos participantes, coerentes com os critérios de fobia social e dificuldades na adaptação à universidade. Após a intervenção os participantes deixaram de apresentar dificuldade de falar em público, característica de desempenho compatível com o diagnóstico de fobia social, e ampliaram o repertório social, embora ainda haja a necessidade de aprimorar outras habilidades, como, por exemplo, expressar sentimento positivo.

Palavras-chave : Fobia Social; Habilidades Sociais; Análise do Comportamento; Intervenção Planejada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License