SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1O uso do treino de habilidades sociais em pessoas com fobia social na terapia comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

CALHEIROS, Taís da Costa et al. Efeitos da exposição a instruções correspondentes e discrepantes sobre o comportamento de seguir regras em crianças em idade escolar. Perspectivas [online]. 2012, vol.3, n.1, pp. 57-72. ISSN 2177-3548.

O seguimento de regra pode ser influenciado pela confiabilidade no falante? O objetivo desta pesquisa consistiu em verificar os efeitos de instruções correspondentes/discrepantes sobre o comportamento de seguir regras em condições com reforço imediato e na ausência de reforçamento diferencial. Dezesseis crianças de 5 a 9 anos participaram do estudo, sendo oito em ambos os experimentos. Em cada experimento, elas foram alocadas em dois grupos. A tarefa da criança era escolher entre cores, seguindo ou não a instrução apresentada pelo fantoche. Os experimentos foram divididos em fases (ABC Experimento I e ABCD Experimento II) e cada uma continha duas condições (Treino - reforçamento diferencial das respostas de escolha e Teste - sem reforçamento diferencial). As fases se diferenciavam em função da porcentagem de instruções correspondentes (Fase A - 100%; B - 50%; C - 0%; D - repetição da primeira fase). Os grupos que iniciaram com a Fase A apresentaram maior consistência no seguimento de regra (69,29%) comparados com os grupos que iniciaram com a Fase C (61,96%). Esses resultados mostram que a confiabilidade no falante está relacionada com o fato da regra ser correspondente às consequências produzidas pelo seu seguimento.

Palavras-chave : comportamento governado por regras; controle instrucional; comportamento verbal; confiabilidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License