SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Interpretación de los procesos básicos de comportamiento en un paradigma neuropsicológico de procesamiento de expresiones faciales de la emoción índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Perspectivas em análise do comportamento

versión On-line ISSN 2177-3548

Resumen

MARTONE, Maria Carolina Côrrea  y  SANTOS-CARVALHO, Larissa Helena Zani. Uma Revisão dos Artigos Publicados no Journal of Applied Behavior Analysis (JABA) sobre Comportamento Verbal e Autismo entre 2008 e 2012. Perspectivas [online]. 2012, vol.3, n.2, pp. 73-86. ISSN 2177-3548.

O presente estudo faz uma breve apresentação sobre o transtorno do espectro autista (TEA), bem como sobre as categorias gerais de trabalho referentes ao ensino de linguagem para alunos da educação especial na análise aplicada do comportamento. O objetivo foi realizar uma revisão dos artigos publicados no Journal of Applied Behavior Analysis (JABA) entre 2008 e 2012. A revisão foi realizada por meio da base de dados PubMed e o critério de seleção dos artigos incluiu as palavras comportamento verbal e autismo no corpo do texto. Vinte e sete artigos foram selecionados e analisados por (a) ano da publicação, (b) filiação dos autores, (c) número de participantes de cada estudo, (d) tema, (e) procedimentos utilizados e (f) tipo de artigo. As revisões foram excluídas. Os resultados mostraram que o ensino de mando foi o tema mais estudado e que controle de estímulos e reforçamento positivo foram os procedimentos mais frequentes. Além disso, universidades e centros prestadores de serviço têm publicado juntos, o que mostra que o desenvolvimento das estratégias de ensino tem se dado de forma integrada com profissionais que atuam na área e lidam com questões práticas referentes às dificuldades dessa população.

Palabras clave : comportamento verbal; autismo; revisão; Journal of Applied Behavior Analysis.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License