SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2A Review of Articles Published in Journal of Applied Behavior Analysis (JABA) on Verbal Behavior and Autism between 2008 and 2012Behavioral analysis of discourse: A interview with an oncological patient author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Perspectivas em análise do comportamento

On-line version ISSN 2177-3548

Abstract

ZUCCOLO, Pedro Fonseca; CORCHS, Felipe D'Alessandro  and  NETO, Denigés Regis Maurel. Interpretando processos comportamentais básicos em um paradigma neuropsicológico de processamento de expressões faciais de emoção. Perspectivas [online]. 2012, vol.3, n.2, pp. 87-101. ISSN 2177-3548.

A interpretação de pesquisas em neurociências sob uma ótica analítico-comportamental pode ser útil para analistas do comportamento, permitindo a importação de tecnologias desenvolvidas nessas áreas para o estudo do comportamento sob enfoque analítico-comportamental. Além disto, as explicações de outras tradições teóricas são baseadas em eventos comportamentais, trazendo dados de interesse ao analista do comportamento. Este trabalho teve por objetivo analisar um tema explorado pelas neurociências, qual seja, o chamado processamento de expressões faciais de emoção. Um dos muitos procedimentos usados no estudo do processamento de expressões faciais de emoção foi analisado a partir das seguintes perguntas: quais seriam as relações funcionais entre estímulos e respostas avaliadas por esse instrumento? Como ele poderia ser utilizado em pesquisas com abordagem analítico-comportamental? Analisamos a Tarefa de Reconhecimento de Expressões Faciais (Harmer, Rogers, Tunbridge, Cowen & Goodwin, 2003), teste computadorizado no qual os sujeitos têm de classificar o mais rápida e precisamente possível faces humanas expressando diferentes emoções. A análise foi feita a partir de conceitos que se referem a formas de classificação do comportamento e processos comportamentais básicos. Argumentamos que essa tarefa poderia ser entendida como um teste que avalia controle de estímulos envolvidos em interações sociais, especificamente, como um análogo ao teste de generalização, no qual o sujeito nomeia estímulos para os quais foi treinado a responder diferencialmente ao longo da vida. A partir dessas interpretações, são levantados problemas de pesquisa que poderiam ser respondidos utilizando esse procedimento.

Keywords : Análise do Comportamento; testes neuropsicológicos; expressões faciais; controle de estímulos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License