SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Uma Revisão dos Artigos Publicados no Journal of Applied Behavior Analysis (JABA) sobre Comportamento Verbal e Autismo entre 2008 e 2012Análise comportamental do discurso: uma entrevista com uma paciente oncológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

ZUCCOLO, Pedro Fonseca; CORCHS, Felipe D'Alessandro  e  NETO, Denigés Regis Maurel. Interpretando processos comportamentais básicos em um paradigma neuropsicológico de processamento de expressões faciais de emoção. Perspectivas [online]. 2012, vol.3, n.2, pp. 87-101. ISSN 2177-3548.

A interpretação de pesquisas em neurociências sob uma ótica analítico-comportamental pode ser útil para analistas do comportamento, permitindo a importação de tecnologias desenvolvidas nessas áreas para o estudo do comportamento sob enfoque analítico-comportamental. Além disto, as explicações de outras tradições teóricas são baseadas em eventos comportamentais, trazendo dados de interesse ao analista do comportamento. Este trabalho teve por objetivo analisar um tema explorado pelas neurociências, qual seja, o chamado processamento de expressões faciais de emoção. Um dos muitos procedimentos usados no estudo do processamento de expressões faciais de emoção foi analisado a partir das seguintes perguntas: quais seriam as relações funcionais entre estímulos e respostas avaliadas por esse instrumento? Como ele poderia ser utilizado em pesquisas com abordagem analítico-comportamental? Analisamos a Tarefa de Reconhecimento de Expressões Faciais (Harmer, Rogers, Tunbridge, Cowen & Goodwin, 2003), teste computadorizado no qual os sujeitos têm de classificar o mais rápida e precisamente possível faces humanas expressando diferentes emoções. A análise foi feita a partir de conceitos que se referem a formas de classificação do comportamento e processos comportamentais básicos. Argumentamos que essa tarefa poderia ser entendida como um teste que avalia controle de estímulos envolvidos em interações sociais, especificamente, como um análogo ao teste de generalização, no qual o sujeito nomeia estímulos para os quais foi treinado a responder diferencialmente ao longo da vida. A partir dessas interpretações, são levantados problemas de pesquisa que poderiam ser respondidos utilizando esse procedimento.

Palavras-chave : Análise do Comportamento; testes neuropsicológicos; expressões faciais; controle de estímulos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License