SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Interpretando processos comportamentais básicos em um paradigma neuropsicológico de processamento de expressões faciais de emoçãoTerapia de Aceitação e Compromisso: É uma Proposta de Intervenção Cognitivista? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

BORLOTI, Elizeu; HAYDU, Verônica Bender; RAFIHI-FERREIRA, Renatha El  e  FORNAZARI, Silvia Aparecida. Análise comportamental do discurso: uma entrevista com uma paciente oncológica. Perspectivas [online]. 2012, vol.3, n.2, pp. 102-116. ISSN 2177-3548.

Análise Comportamental do Discurso (ACD) é um método interpretativo da função de um conjunto de comportamentos verbais. Para desenvolver uma ACD, a análise dos elementos de segmentos verbais de uma entrevista com uma paciente oncológica complementou-se com as ações de: discriminar-interpretar ocorrências de sentenças-argumento e de seus eventos antecedentes e consequentes; reinterpretá-las para encontrar exemplos que confirmem a regularidade de certas funções; fazer uma descrição funcional da interpretação e auto-descrever funcionalmente o interpretar. Observou-se a ocorrência frequente de unidades autoclíticas que exacerbaram a função das respostas que elas acompanharam, na mesma direção da "intenção" do discurso: aumentar o poder de convencimento. Observou-se o controle múltiplo do discurso e, por isso, o acesso a todas as variáveis que o controlaram foi uma dificuldade na sua análise.

Palavras-chave : Análise do discurso; Comportamento verbal; Autoclítico; Fé religiosa; Análise funcional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License